top of page

Os neurónios mais afetados pelo excesso de Manganês são os GABAminérgicos ao nível do Globo Pálido, criando uma patologia chamada de Manganismo.

​

Esta apresenta alguns aspectos sintomaticos semelhantes à doença de Parkinson. Por exemplo, distúrbios na fala e equilíbrio, tremor simétrico,  irritabilidade, alucinações, bradicinesia (lentidão nos movimentos), rigidez muscular, descoordenação motora e demência. Outros sintomas muito caracteréiticos do Manganismo são distonia e queda de costas.



Ao contrário da doença do parkinson, o manganismo não responde longamente ao L-Dopa (2/3 semanas). Este pode ser usado no tratamento sintomático, mas o importante é eliminar/retirar o paciente da proximidade da fonte de Mn.

Podem também ser usados na terapia agentes quelantes (EDTA) ou o Ã¡cido p-amino salicilico sódico



É importante saber que quanto mais prolongada a exposição ao Mn, maior o agravamento dos sintomas do manganismo, diminuindo a probabilidade de recuperação.

​

  

Manganismo [1-2]​

[1] Normandin, L. and Hazell, A.S., 2002, Manganese Neurotoxicity: na update of Pathophysiologic Mechanisms, Metabolic Brain Disease, Vol. 17

​

[2] Aschner, M. et al, 2007,  Manganese: Recent advances in understanding its transport and neurotoxicity, Toxicology and Applied Pharmacology 221

​

bottom of page