top of page

Neurotoxicidade [1-5]​

Na membrana interna das mitocôndrias o fluxo de electrões para o O2 leva ao efluxo de H+ para fora da matriz criando-se um gradiente electroquímico de H+. O H+ volta a entrar, a favor do gradiente, e gera-se ATP.

A metaloenzima responsável pelo efluxo de H+ é o complexo I (NADH-Q redutase), e está ligada a um complexo de [Fe-S]. Quando está presente em grandes quantidades, o manganês substitui o ferro neste complexo, inativando a enzima. Assim, não  se forma ATP, o que leva à apoptose via mitocondrial.

A oxidação de Mn2+ a Mn3+ aumenta poder oxidativo  do composto, podendo resultar na produção de  espécies reativas de oxigénio que provocam lesões oxidativas e consequentemente danos no sistema de transporte de eletrões. Desta forma, não se forma ATP, promovendo a apoptose.

Fosforilação oxidativa na mitocôndria

Lesões oxidativas

Apoptose dos Atrócitos

A morte de astrócitos faz com que o Glutamato (neurotransmissor excitatório) não seja removido da fenda sináptica, onde continua a estimular os neurónios.



O excesso de Manganês e espécies reativas do oxigénio também promove a oxidação do neurotransmissor Dopamina (inibitório), baixando a sua concentração ao nível das sinapses.



Em consequência destas alterações, surge o                    ou a 

[1] Normandin, L. and Hazell, A.S., 2002, Manganese Neurotoxicity: na update of Pathophysiologic Mechanisms, Metabolic Brain Disease, Vol. 17

​

[2] Aschner, M. et al, 2007,  Manganese: Recent advances in understanding its transport and neurotoxicity, Toxicology and Applied Pharmacology 221

​

[3] Dobson A. W., et al , 2004, Manganese Neurotoxicity, Annals New York Academy of Sciences

Santamaria, A.B., 2008 , Manganese exposure, essentiality and toxicity, Indian J Med Res 128

​

[4] Aschner, J. L., Aschner , M., 2005, Nutritional aspects of manganese homeostasis, Molecular Aspects of Medicine

​

[5] C. Listik, G. Cristina Lopes Machado, M. Okada de Oliveira, F. Henrique, Acquired hepatocerebral degeneration, Offitial Journal of the Cognitive Neurology of the Brazilian Academy of Neurology

bottom of page